Defesa Civil de Minas Gerais faz alerta sobre onda de frio nós próximos dias



Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 


A partir da segunda-feira (16/5), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos Estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

A figura 1 e 2 apresentam a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19/5, respectivamente. 

Os tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira, onde as temperaturas deverão ser negativas.

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05. As atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

A figura 3 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19/5. 

Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.

Defesa Civil Somos Todos Nós

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem