Fórum Municipal ‘Lixo e Cidadania’ vai debater o manejo de resíduos sólidos em Carangola


Começa na terça-feira (29) o Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” em Carangola. O evento, que vai debater o manejo de resíduos sólidos na cidade, será lançado às 18h no Auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

De acordo com a Prefeitura, o fórum tem como principal objetivo encontrar soluções para o manejo dos resíduos, o que deverá promover uma melhora na qualidade de vida da população, além da geração de emprego e renda.

O prefeito Silas Vieira (Republicanos) destacou também a questão ambiental envolvida na situação.

"Esse projeto é de grande importância, tendo em vista que, além de melhorar a qualidade de vida, gerando emprego e renda, também visa a preservação do meio ambiente, de forma organizada e benéfica a toda a população carangolense, seja da zona urbana ou da zona rural”.

A ação faz parte do Programa Lixo e Cidadania, fruto do Termo de Cooperação Técnica 21/2021 firmado entre o Estado de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que tem apoio e participação da Prefeitura de Carangola.

Lei de Resíduos Sólidos tem mais de 10 anos

Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que no ano da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, o Brasil aproveitava 4% do lixo reciclável. Em 2019, 5%.


Pelas contas da Abrelpe, 40% ainda vão parar em 3 mil lixões, que continuam em atividade, mesmo proibidos há 30 anos. A Associação calcula que a reciclagem poderia injetar R$ 14 bilhões por ano na economia brasileira.


Via G1 Zona da Mata | Imagem meramente para reprodução


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem