MURIAÉ: INFORMAÇÕES OFICIAIS A RESPEITO DO TREMOR DE TERRA OCORRIDO NA MADRUGADA DE 25/02/2020







- O tremor ocorreu à 0h14 e foi de 1.9 na Escala Richter. A informação está disponível no site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo: moho.iag.usp.br/eq/latest/.

- Apesar de ter sido mais fraco que os dois tremores ocorridos na sexta-feira anterior (um de 2.2 e outro de 2.4), a sensação de ter sido mais forte se dá possivelmente em virtude da profundidade onde o abalo sísmico ocorreu em relação à superfície.

- Os tremores de terra em Muriaé provavelmente estão sendo provocados por acomodação natural das rochas que formam a crosta terrestre. 

- Não há como prever se novos abalos vão ocorrer. E eventos como este  evidenciam a carência que o território brasileiro tem sobre o monitoramento contínuo de diversos fenômenos ambientais

- “É inegável que está havendo atividade sísmica, felizmente de tremores pequenos e dentro da média que ocorre em território nacional, que não causam grandes problemas além do susto”, nos informou o técnico em sismologia da Universidade de São Paulo, José Roberto Barbosa.



- Por fim, para promover mais clareza à questão, a Prefeitura de Muriaé vai solicitar à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil a vinda de um técnico especializado a Muriaé, a fim de realizar os estudos pertinentes ao caso.

- A Prefeitura de Muriaé está mobilizada para prestar atendimentos à população. Em caso de necessidade, a Defesa Civil deve ser acionada pelo celular de plantão: (32) 98826-9846.

- As informações foram obtidas junto a dois profissionais especializados: 1) o geógrafo Márcio Malafaia Filho, que é muriaeense e atualmente faz pós-doutorado em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE; 2) o técnico do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, com experiência de 40 anos na área.

Prefeitura Municipal de Muriaé




Postar um comentário

0 Comentários