Categorias de CNH: Qual a ideal para você?

O Sistema de Habilitação brasileiro prevê cinco categorias de CNH. Cada uma se refere a um determinado tipo de veículo. Isso quer dizer que se você possui apenas uma carteira de habilitação para condução de veículos de passeio, não poderá dirigir legalmente um ônibus ou uma moto.

Conheça as cinco categorias de CNH
Para entender melhor cada uma das categorias de CNH existentes no Brasil, colocamos logo abaixo a relação com o resumo de cada uma delas. Confira:

Categoria de CNH tipo “A”
A carteira de motorista que habilita para a categoria “A” se refere apenas a veículos motorizados de duas ou três rodas com ou sem carro lateral. Por exemplo, motos, motonetas e triciclos.

Categoria de CNH tipo “B”
Dentro de todas as categorias de CNH existentes, esta é a mais comum. A categoria “A” inclui veículos automotores de até oito lugares e que não exceda 3500 kg. Essa é a categoria dos carros de passeio.

É importante lembrar que a categoria B não habilita o motorista para dirigir veículos de duas ou três rodas. Para se habilitar a dirigir tanto carros de passeio, quanto motos ou triciclos, é preciso solicitar a carteira de motorista para as categorias “A” e “B”.

Categoria de CNH tipo “C”
Nesta categoria a habilitação é para veículos de transporte de carga que ultrapasse 3500 kg e até 8 pessoas. Estão abrangidos aqui tratores e máquinas agrícolas, por exemplo. Para tirar a carteira de motorista nesta categoria é preciso estar habilitado na categoria “B” há um ano.

Categoria de CNH tipo “D”
Se o seu intuito é conduzir um ônibus, a categoria que deve buscar é a “D”. Nela o condutor está habilitado a dirigir veículo de transporte de passageiros com mais de oito lugares.

Para alcançar está habilitação, o candidato deve ser maior de 21 anos e obter a carteira de habilitação na categoria “C” há pelo menos um ano e na categoria “B” há pelo menos dois.

Categoria de CNH tipo “E”
Por fim, a categoria “E” habilita a condução de veículo que utilizam duas unidades, a primeira deve se enquadrar nas categorias “B”, “C” ou “D”, e a segunda, a unidade acoplada, deve ter mais de 6000 kg ou exceder oito lugares ou se enquadrar como um trailer.

Para obter esta modalidade de carteira de motorista é preciso ser maior de 21 anos e possuir há pelo menos um ano carteira nas categorias “C” ou “D”.

Venha para a Auto Escola Opção e tenha sua carteira na mão com os melhores instrutores!

Postar um comentário

0 Comentários